Instituto Goiano do Livro

Histórico
O Instituto Goiano do Livro (IGL) é a unidade da Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás) responsável pelo incentivo à literatura por meio da promoção de concursos e divulgação da criação literária goiana.

O IGL foi criado em 1965 como parte da Superintendência de Patrimônio Histórico e Artístico da Secult. O escritor Emílio Vieira foi seu primeiro diretor tendo ocupado esta função por anos. Ao longo de sua existência o IGL teve como diretores, entre outros, os escritores Ubirajara Galli, Pio Vargas e Yêda Schmaltz. Desde 1989, o Instituto funciona em sua atual sede, no Centro Cultural Marietta Telles Machado.

A partir de 1999, o IGL ampliou em muito sua atuação. Além de incluir uma categoria específica para autores inéditos na Bolsa de Publicações Cora Coralina, elevando de dois para quatro livros publicados por concurso, foram criados novos concursos e prêmios literários, que constituíram o maior programa de publicações literárias mantido por governos estaduais em todo o Brasil.

Anualmente o IGL teve a função de organizar a seleção de obras que são publicadas pelas coleções Aldebarã (dramaturgia), Supernova (infantil e juvenil), Karajá (ensaio, prosa e poesia) e Pali Palã (vários gêneros). A seleção das obras publicadas era feita por comissões julgadoras e por um Conselho Editorial de alto nível, formado por escritores e críticos literários. Vinte livros foram lançados por essas coleções.

Uma das missões do IGL é investir na revelação de novos escritores em Goiás, possibilitando a publicação de suas obras, tanto que, cerca da metade dos títulos publicados são de novos escritores. E os escritores já consagrados também não foram esquecidos. Em 2001, o IGL realizou uma nova coleção, a José J. Veiga, que publicou obras dos melhores autores da literatura de Goiás. Os livros publicados tiveram  tiragem de 1000 exemplares, sendo que 40% foram distribuídos gratuitamente pelo IGL a bibliotecas públicas, instituições culturais e programas de incentivo à leitura, contribuindo para a democratização do acesso à literatura de Goiás.

Importância Sociocultural
É responsável pela política cultural na área literária, com ênfase para a difusão de livros de autores goianos.

Endereço: Praça Cívica (Praça Pedro Ludovico Teixeira) nº 2 – Centro

Telefone: 3201-4604

Horário: segunda à sexta das 8:00 às 18:00

E-mail: igl.secult@goias.gov.br

Redes sociais:

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo