Produtores rurais e população de 80 municípios são beneficiados com entrega de máquinas

Montante do contrato de repasse é de R$ 113 milhões

Todos que visitaram a Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), em Goiânia, nesta semana, encontraram o pátio lotado por 113 retroescavadeiras estacionadas lado a lado. Os veículos têm destino certo: cada uma das 80 prefeituras contempladas por meio do contrato de repasse de patrulha mecanizada estabelecido entre o Governo de Goiás e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A entrega simbólica das chaves foi feita nesta quinta-feira (28/11) pelo governador Ronaldo Caiado, o vice-governador Lincoln Tejota, o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, parlamentares e prefeitos.

A aquisição de patrulha mecanizada para o Estado de Goiás e a distribuição aos municípios foi possível graças à emenda parlamentar da bancada federal goiana, em forma de contrato de repasse, no valor de R$ 113 milhões. O recurso foi viabilizado por Caiado, então senador da República, juntamente com outros dois senadores e os 17 deputados federais, ainda no ano de 2018. “É uma emenda pela qual nós trabalhamos fortemente. Isso mostra a unidade da nossa bancada, independente de sigla partidária. Agora, nosso secretário da Agricultura regularizou todo o processo junto aos prefeitos e hoje podemos enfim entregar 113 retroescavadeiras da melhor qualidade, para que os prefeitos possam melhor atender os cidadãos que lá habitam”, afirmou o governador, que antecipou: “No ano que vem, serão mais 99 para completar o atendimento a todos os municípios goianos contemplados com o maquinário”.

Em etapas anteriores – que começaram em março deste ano –, foram entregues máquinas e equipamentos entre caminhões basculantes, caminhões pipa, tratores agrícolas (mais plana) e motoniveladoras aos municípios contemplados. No total, somando as entregas já feitas e as duas etapas de entregas de retroescavadeiras, serão 545 maquinários destinados às Prefeituras goianas. De acordo com o cronograma estabelecido pela Seapa, em fevereiro de 2020 serão entregues novas máquinas, totalizando 212 retroescavadeiras. O maquinário será cedido pelo prazo de 60 meses aos municípios.


O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Lissauer Vieira, enalteceu a parceria entre os Poderes Legislativo e Executivo – sinergia que está fazendo a diferença para os municípios e os 7 milhões de habitantes do Estado. O deputado frisou que muitas prefeituras têm enfrentado grandes dificuldades financeiras nos dias de hoje. “A escassez de recursos não deixa com que os prefeitos consigam adquirir um equipamento, como uma retroescavadeira dessa, para prestar serviços essenciais à comunidade. Mas os deputados federais, com muito trabalho, dedicação, mas principalmente, por conta das emendas impositivas, têm tido condições de trazer esses benefícios às cidades”, afirmou.

Já a líder da bancada goiana em Brasília, deputada federal Flávia Morais, reconheceu a força política do governador junto ao Congresso Nacional e ao governo federal – atuação que inegavelmente abre portas para o Estado. “Às vezes, algumas pessoas ficaram falando: ‘Ah, mas o governador não sai de Brasília’. E não pode sair, viu governador? Não se intimide com esses comentários! O senhor é importante demais para Goiás lá naquelas lutas que nós temos no Congresso. Por isso que temos conseguido encampar lá assuntos importantes para Goiás”, argumentou. “Um dos exemplos é justamente essa luta em relação à Enel. Quero dizer publicamente que a bancada toda acolhe o senhor. Nós não vamos nos acomodar”, garantiu.

Beneficiados

Segundo o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, essas máquinas são importantes porque contribuem para que as prefeituras possam realizar diferentes serviços. “Esse maquinário já tem feito a diferença no trabalho realizado pelas Prefeituras goianas e farão ainda mais. São equipamentos que ajudam na manutenção e na preservação de estradas, no desenvolvimento dos municípios e proporcionam melhoria na qualidade de vida da população”, destaca.

O prefeito João Alberto Vieira Rodrigues contou que a retroescavadeira será utilizada em Santa Helena de Goiás em serviços como limpeza urbana, manutenção de praças e vias, bem como na recuperação de estradas vicinais e na edificação de estruturas na zona rural para fomentar o pequeno produtor e onde houver demais necessidades. “Novos equipamentos sempre são bem-vindos. Temos de trabalhar sempre pela renovação da frota e principalmente para trazer novas tecnologias que facilitarão o bom funcionamento de todas as secretarias e também da parte de manutenção e edificação da Prefeitura”, afirmou. Para o gestor, a integração do governo do Estado e prefeituras, bem como Poder Legislativo, traz resultados reais para a população, sendo caminho para o sucesso. “Agradecemos ao Governo de Goiás, na pessoa do governador Ronaldo Caiado, e também aos deputados que direcionaram essas emendas quando elas foram propostas”, completou.

Para Alair Gonçalves, prefeito de Cocalzinho, a entrega beneficia principalmente o pequeno produtor da zona rural, porque o grande tem a sua condição melhor de desenvolver a sua produção. Ao falar em nome de todos os prefeitos, elogiou Caiado por sua responsabilidade com a coisa pública e que é notória a satisfação em todos os cantos do Estado. “O senhor enquanto nosso governador está fazendo desenvolvendo um trabalho extraordinário, com as mudanças necessárias para que o nosso Estado se alavanque. Por isso, nossos deputados federais, estaduais, vereadores e prefeitos estão todos apoiando e esta união de trabalho é muito importante”, ponderou.

O vice-governador Lincoln Tejota lembrou que sua carreira política se iniciou no interior e, em função disto, aprendeu muito cedo que lá está a necessidade da população e os maiores desafios. “O Brasil vive no interior, assim como Goiás. Temos em nosso Estado cidades como Goiânia, Aparecida, Anápolis, Catalão, Rio Verde, que são as ‘jóias da coroa’, como todas as cidades de médio e grande porte. Mas é o interior que precisa de atenção especial. Assim que assumimos o governo, Caiado determinou que a atenção deveria ser para os municípios e assim temos feito desde então”, comentou.

Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás