Biblioteca Infantil do CCON tem matinê de Carnaval

Na programação do mês de fevereiro o CCON traz também encenação do clássico de Ruth Rocha

A programação de fevereiro da Biblioteca Infantil do Centro Cultural Oscar Niemeyer, unidade da Secult/Goiás, tem continuidade neste sábado, dia 15, às 10h30, com o projeto Literatura Encenada apresentado pela companhia de teatro Pollyana Bento. Desta vez, será contada a história do livro “A Primavera da Lagarta”, da autora Ruth Rocha.

Já no sábado, dia 22, às 10h30, a sessão cênica terá o tema “A História do Carnaval”.  Em seguida o palco do teatro será aberto para a criançada se divertir ao som do grupo Palavra Cantada.  Na Matinê, a partir das 11 horas, as famílias vão poder curtir uma das festas mais populares no país, em que mamães, papais, vovós e crianças se pintam, se fantasiam e brincam juntos. As mesas de leitura também estarão disponíveis para quem preferir descobrir mais sobre os 10 mil livros que compõem o acervo infanto-juvenil da biblioteca.

Matinê

O CD “Carnaval Palavra Cantada” vai dar o tom da folia, trazendo para o universo infantil a riqueza dos ritmos brasileiros. Estão no repertório a marchinha, o samba, o caboclinho, maracatu e o frevo, com letras e melodias divertidas e arranjos muito bem bolados. A dupla Paulo e Sandra pesquisou a tradição musical brasileira para criar as 13 canções do CD, que contam com participações especiais do sambista Paulo Padilha, da cantora Monica Salmaso e direito a uma canja de Arnaldo Antunes. São músicas que garantem às crianças e aos pais muita animação. “As músicas são deliciosas e empolgam para dançarmos com as crianças. Como mãe e professora recomendo a todos.

Literatura Encenada

Escrito em versos, marcado pelo estilo bem-humorado de Ruth Rocha, o texto conta a história de uma lagarta muito comilona que estava acabando com todas as folhas da floresta. Reunidos,  Formiga, o Louva-a-Deus, o Camaleão e o Caracol decidiram acabar com ela, já que trazia prejuízo para todos, mas era primavera e a lagarta havia desaparecido. A partir daí são abordados vários temas como, por exemplo, o  preconceito. As ilustrações são da paulista Madalena Elek.

A Biblioteca Infantil do Centro Cultural Oscar Niemeyer

Mais de 2.000 pessoas já visitaram a Biblioteca Infantil do CCON desde que foi inaugurada em 19 de junho de 2019. O equipamento cultural oferece à população goiana diversas atividades gratuitas como sessões de contação de histórias, cineminha, oficinas de colagem, de paper-craft, de leitura, entre outras. Também oferece agendamentos para que alunos de escolas públicas e privadas visitem o local. 

A biblioteca conta com mais de 4.600 títulos e aproximadamente 11.000 exemplares, reunindo obras de Machado de Assis, J.K Rowling, Monteiro Lobato, Lewis Carrol, Arnaldo Antunes, Julio Verne, Ana Maria Machado, Roger Mello, Ziraldo, Tatiana Belinky e outros. O acervo é formado por livros de renomadas editoras nacionais e internacionais e tem como foco a literatura infanto-juvenil informativa, cordel, poesia e ainda história em quadrinhos. 

A Biblioteca Infantil foi projetada com o objetivo de proporcionar agradáveis experiências de leitura aos pequenos. A ambientação foi desenvolvida estrategicamente para que haja concentração, lazer e aprendizado durante a permanência de crianças e jovens no local. Além do amplo acervo, a biblioteca conta com um mobiliário planejado, palco multifuncional para o desenvolvimento de atividades culturais, computadores e cineminha. 

O funcionamento da biblioteca é de terça à sexta, das 9 às 18 horas e nos sábados, domingos e feriados, das 10 às 18 horas. A entrada é gratuita.

Todas as atividades da programação de fevereiro da Biblioteca Infantil são gratuitas.

Programação de fevereiro Biblioteca do CCON

15/02 - Sábado - 10H30 – Literatura Encenada ““A Primavera da Lagarta”

22/02 – Sábadi – 10H30 – Literatura Encenada “ A História do Carnaval” E MATINÊ “Carnaval Palavra Cantada”

Local: Biblioteca Infantil do CCON (1º andar do prédio principal) 

Participação gratuita