Goiás aplica medidas para evitar incêndios florestais

Publicado: 13/06/18 17:42

Começaram nesta terça-feira, dia 13, os preparativos para a execução do plano emergencial interno de combate aos incêndios florestais, no Parque Estadual Telma Ortegal. Dentro das medidas estão reforço dos aceiros internos e nas redondezas do parque, o treinamento da equipe interna com brigadistas, o preparo do caminhão-tanque carregado com água e o patrulhamento dentro e fora da área para identificar possíveis focos e agir com rapidez, prevenindo incêndios.

A padronização das ações nos casos de incêndio estão focado principalmente nos quesitos de segurança. De acordo com Tiago Cintra, coordenador do Parque Estadual Telma Ortegal, a escala de trabalho será modificada. “Todos os servidores ficarão de prontidão e, em caso de incêndio,  serão convocados”, afirmou. “A intenção é evitar que se repitam os casos de incêndios de grandes proporções que devastaram grandes áreas do parque nos anos anteriores”, concluiu Cintra.

Localizado às margens da rodovia BR-060, no município de Abadia de Goiás, o parque também conta com bases da Polícia Militar Ambiental (1º BPMA) e da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnem), que estão apoiando o plano emergencial interno de combate aos incêndios florestais desenvolvido pela Secima.

Parques
Na próxima segunda-feira, dia 18, será realizada reunião de planejamento de combate a incêndio no Parque Estadual Altamiro de Moura Pacheco (Peamp), entre os gestores da Secima, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o Ibama, o Corpo de Bombeiros e o Consórcio Triunfo Concebra.

Segundo Erlon Gouvea, gerente de Compensação Ambiental e Áreas Protegidas da Secima, os aceiros dos parques estaduais dos Pirineus (PEP) em Pirenópolis, Altamiro de Moura Pacheco (Peamp) em Goianápolis e de Caldas Novas (Pescan) serão feitos em julho e agosto.

Quanto aos parques Terra Ronca (Peter), Serra de Jaraguá (PESJ), de Paraúna (Pepa), do Araguaia (PEA), da Serra Dourada (Pesd), do Descoberto (PED), do Descoberto (PED), da Mata Atlântica (Pema), do João Leite (Pejol) e a Estação Ecológica Chapada de Nova Roma (Esec CNR), a Secima trabalha com a prevenção de incêndios por meio de conscientização ambiental ao redor dos parques e conta com o apoio do Corpo de Bombeiros.

Comunicação Setorial- Secima
Mais informações:(62) 3201-5253