Equipes de prevenção e de combate a incêndios em alerta máximo

Publicado: 20/09/19 16:26

A secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Andréa Vulcanis, afirmou nesta sexta-feira (20/09), que todas as equipes de prevenção e de combate a incêndios do Estado estão de prontidão até o retorno das chuvas, previsto para a segunda metade da semana que vem.

A titular da Semad participou, ao lado do governador Ronaldo Caiado e do secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Rodney Rocha Miranda, de entrevista coletiva logo após formatura da 2ª Turma do Grupo de Ações e Respostas Rápidas (Garra).

Segundo Andréa Vulcanis, apesar dos esforços do Governo de Goiás, “tivemos mais de 12 mil hectares queimados, somente nas reservas estaduais, oito parques pegaram fogo, sem contar o Parque Nacional das Emas, que teve mais 6 mil hectares incendiados”. Segundo ela, “fizemos todas as ações preventivas, só no João Leite e Altamiro de Moura Pacheco foram 35 quilômetros de aceiros, com apoio dos bombeiros e da Secretaria de Agricultura, que nos forneceu maquinário”.

Levantamentos mostram que mais de 90% dos focos de incêndio têm início pelas mãos do homem, intencionalmente ou não. A secretária alerta para que as pessoas evitem qualquer tipo de fogo até que o clima volte às condições normais, na primavera.

“O fato é que, dada essa grande seca, os focos de calor, umidade baixa, os aceiros e outras medidas preventivas não são suficientes para segurar o fogo”, diz a secretária. “Por isso, alertamos para que sempre haja muito cuidado e atenção nos detalhes me ”, pondera.

Entre as recomendações da titular da Semad está evitar qualquer ignição em áreas abertas, “pois fatalmente haverá grandes danos ao meio ambiente, à qualidade do ar, às faunas silvestre e doméstica, e também o patrimônio ambiental, além do privado”. Ela conclui ao observar que “é importante que haja cuidado extremo até que o período de chuvas retorne”.

Comunicação Semad