Oficina Ortopédica Itinerante já atendeu mais de 1.300 pessoas

Publicado: 30/08/18 07:30

Em funcionamento desde agosto de 2017, a Oficina Ortopédica Itinerante Terrestre do Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer), unidade da Secretaria de Saúde (SES), já atendeu 1.328 pacientes no interior de Goiás. Única unidade móvel em operação no Centro-Oeste brasileiro, a Oficina Itinerante já passou por nove cidades goianas e produziu 2.290 dispositivos ortopédicos.

Para o gerente da Oficina Ortopédica, Alysson Alvin Campos, o balanço do primeiro ano de funcionamento do atendimento itinerante é extremamente satisfatório. "Além dos números positivos, estamos promovendo também dignidade e independência para pessoas que nunca tiveram acesso a esse tipo de serviço. É uma satisfação muito grande poder levar, por exemplo, um calçado para uma pessoa que não usa sapato por não achar um que sirva no pé devido a alguma deformidade".

A oficina faz parte do programa Viver sem Limites, do Ministério da Saúde, em parceria com a SES. A unidade móvel é gerida pelo Crer pelo fato do hospital já possuir uma Oficina Ortopédica fixa habilitada pelo Ministério da Saúde. Todo o atendimento realizado no caminhão é gratuito, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O trabalho da Oficina Itinerante é feito a bordo de um caminhão adaptado para a produção de órteses, próteses, coletes ortopédicos, palmilhas, calçados para pés neuropáticos, confecção de adaptações, ajustes e alguns consertos em dispositivos ortopédicos já utilizados pela população.

O trabalho na Oficina Ortopédica Itinerante, é executado por profissionais do Crer, dentre eles fisioterapeuta, técnico ortopédico, motorista e agente administrativo. "Por meio da Oficina Itinerante conseguimos ampliar o atendimento público e de qualidade para a pessoa com deficiência em todos os cantos de Goiás", comemora o gerente da Oficina, Alysson Alvin Campos.

caminhão adaptado produz e distribui próteses diversas em todo o Estado

Atendimento

Durante os primeiros 12 meses de funcionamento da Oficina Itinerante, a unidade móvel passou pelas cidades de Ceres, cidade de Goiás, São Luís de Montes Belos, Rio Verde, Itumbiara, Ipameri, Uruaçu, Porangatu e Valparaíso. Nesta última semana de agosto, o caminhão está em Iporá.

Os atendimentos são em duas etapas. Em um primeiro momento, a unidade móvel fica na cidade por uma semana fazendo cadastro, colhendo medidas, recolhendo prescrições médicas e avaliando os pacientes. Depois de 60 dias, a unidade móvel volta ao município para a entrega dos produtos ortopédicos confeccionados pela Oficina Ortopédica do Crer.

Mais informações: (62) 3232-3138


TAGS: