Estabelecimentos de saúde devem renovar cadastro

Publicado: 15/04/19 17:55

Prazo encerra em maio e apenas 17,6% das instituições realizaram a atualização dos dados

 

Os estabelecimentos de saúde – hospitais, clínicas de multiespecialidades e comuns – precisam fazer até maio deste ano a atualização dos dados junto ao Sistema Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (SCNES), do Ministério da Saúde. As instituições que não fizerem o recadastramento podem ter suspenso o repasse de recursos federais. Até o momento, apenas 17,6% dos estabelecimentos de saúde do País efetuaram a atualização.

O SCNES é o sistema de informação oficial de cadastramento de informações sobre todos os estabelecimentos de saúde do Brasil, seja ele publico ou privado conveniado ao Sistema Único de Saúde (SUS). O CNES é o cadastro oficial do Ministério da Saúde, base cadastral para operacionalização de diversos sistemas, tais como: Sistema de Informação Ambulatorial (SIA), Sistema de Informação Hospitalar (SIH), e-SUS Atenção Básica (e-SUS AB), entre outros.

Os critérios para atualização foram definidos pela portaria GM/MS nº 01, de 28 de setembro de 2017 do Ministério da Saúde, incluindo nova tabela de classificação e prazo para adequação do dado pelos gestores locais. Todos os estabelecimentos de saúde necessitarão registrar as informações referentes às atividades (principais e secundárias) conforme define o documento oficial, para que o CNES classifique, de forma automática, o tipo de estabelecimento na nova classificação.

As orientações necessárias para o cadastramento estão detalhadas no site https://youtu.be/lUTuoaO2xdA .

Mais informações: (62) 3201-3784 / 3201-3816 / 3201-3811