Dermatologia em Ação faz atendimento gratuito à população

Publicado: 14/06/19 15:14

Neste sábado, das 8 às 12 horas, no HDT

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) Regional Goiás, em parceria com a Secretaria da Saúde de Goiás (SES-GO), realizam neste sábado, dia 15, das 8 às 12 horas, o projeto Dermatologia em Ação, no Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT), em Goiânia.

Durante o evento serão realizados atendimentos dermatológicos para prevenir o câncer de pele e fazer o diagnóstico de psoríase e hanseníase. Todos os serviços são gratuitos. Para ser atendido é preciso comparecer no sábado ao hospital portando um documento pessoal com foto, como carteira de identidade ou de motorista.

Pelo menos 20 especialistas trabalharão para atender os pacientes que buscarem a unidade de forma espontânea, ou seja, sem agendamento. Além da consulta dermatológica, alguns procedimentos mais simples também serão realizados durante a ação. Os casos mais complexos serão encaminhados para o Hospital das Clínicas (HC) da Universidade Federal de Goiás para dar prosseguimento ao tratamento.

“Os pacientes que forem diagnosticados como suspeitos já vão começar o tratamento de imediato e os casos de alta complexidade serão encaminhados imediatamente para o HC, onde parte da equipe trabalha”, explica o médico Marco Chaul, um dos coordenadores da campanha.

Para ele, a ideia desse projeto aproxima a sociedade goiana para a prevenção e tratamento das doenças dermatológicas e colabora para que as equipes de dermatologia do HDT e do HC possam prestar um atendimento de qualidade, preventivo e diagnóstico às pessoas que buscarem o atendimento.

A coordenadora de residência médica em dermatologia do HDT, Mirian Castilho, lembra que essa é uma oportunidade para os pacientes que aguardam consulta dermatológica preventiva buscarem o atendimento. “Precisamos aproximar a dermatologia para a prevenção e tratamento de doenças e essa é uma oportunidade para pacientes com lesões dermatológicas terem acesso ao especialista”. Mirian Castilho ressalta ainda que é fundamental a consciência da população para a dermatologia, muitas vezes lembrada apenas para a questão estética.

Durante a ação, a parte ambulatorial e demais seções do HDT estarão disponíveis para os médicos voluntários e a equipe de residência médica em dermatologia da unidade. O hospital também cede as equipes administrativa e de enfermagem que vão auxiliar nos atendimentos realizados durante o projeto.

Além da ação deste dia 15 de junho em Goiânia, também estão previstas outras três ações do projeto “Dermatologia em Ação” pelo interior do Estado, propiciando atendimento de qualidade para todos os goianos.

Comunicação Setorial da Secretaria da Saúde de Goiás

Mais informações: (62) 3201-3784, 3201-3816 e 3201-3811