Olimpíada de Língua Portuguesa entra na fase de envio dos trabalhos selecionados

Publicado: 13/08/19 17:44

Produções em textos e vídeos deverão ser postados no portal Escrevendo o Futuro até segunda-feira, dia 19

 

A 6ª Olimpíada de Língua Portuguesa entra agora em uma nova etapa. Até o dia 19, segunda-feira, é o período para os gestores das escolas públicas participantes indicarem os melhores textos e documentários produzidos pelos estudantes. “Os diretores devem formar agora a comissão julgadora e cadastrarem os trabalhos selecionados, um por categoria”, explica Esdras Soares, que integra a equipe organizadora da olimpíada. O período para indicação dos textos começou nesta segunda-feira, dia 12.

O envio do material deve ser feito pelo site do programa Escrevendo o Futuro (www.escrevendoofuturo.org.br/concurso) até o dia 19, segunda-feira. É bom estar atento ao prazo final porque não haverá prorrogação. Os textos selecionados deverão ser digitados e os vídeos postados no ambiental virtual do portal (site acima). O diretor cadastrado deverá fazer seu login e caso necessite de ajuda deverá entrar em contato com o telefone 0800-7719310.

O site do programa traz um vídeo tutorial (https://youtu.be/uiC9M0oc6Wc) que explica o passo a passo sobre o envio do material. “O vídeo explica bem quem deve entrar no sistema, como faz para cadastrar os avaliadores, selecionar os textos e vídeos. Enfim, todas as orientações bem detalhadas”, destaca Soares.

Comissão de seleção

As comissões julgadoras devem ser formadas pelo diretor da escola e mais três ou até cinco avaliadores, podendo ser professores de Língua Portuguesa não inscritos na Olimpíada e representantes da comunidade que tenham um bom domínio do idioma, como escritores e jornalistas.

Mas atenção: a comissão organizadora alerta que para garantir a seriedade e credibilidade do concurso, não será permitida a indicação de nenhuma pessoa com qualquer tipo de vínculo com os alunos e alunas participantes.

Essa comissão terá a difícil tarefa de selecionar os melhores trabalhos e indicar apenas um por categoria, relacionado ao ano escolar definido. Estão concorrendo este ano produções em textos (Poema, Memórias Literárias, Crônicas e Artigos de Opinião) e vídeos (Documentários).

Novidade

A sexta edição da Olimpíada de Língua Portuguesa conta com mais de 170 mil inscrições de 42 mil escolas de 4.900 municípios brasileiros. Estão participando alunos do 5º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio. O tema continua o mesmo: “O Lugar Onde Vivo”. A novidade deste ano é a criação da categoria ‘documentário’ para alunos do 1º e 2º anos do Ensino Médio.

A Olimpíada é realizada pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria entre com a Fundação Itaú Social, sob a coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). A proposta é apoiar os professores da rede pública no aprimoramento das práticas de ensino de leitura e escrita.

Mais informações: (62) 3201-3004