Secretaria de Saúde apresenta auditoria do São Cottolengo a órgãos controladores

Publicado: 11/02/19 16:40

Primeira fase da auditoria do contrato de convênio com o Hospitaljá foi concluída e CGU vai estudar ação de controle para auxiliar a SES

A primeira fase da auditoria do contrato de convênio com o Hospital São Cottolengo já foi concluída pela Secretaria da Saúde (SES-GO). As incongruências financeiras e orçamentárias encontradas foram apresentadas na sexta-feira, dia 8, às Controladorias Gerais da União (CGU) e do Estado (CGE).

Uma equipe técnica da SES-GO relatou aos órgãos controladores comparações entre o planejamento orçamentário, conforme os recursos federais encaminhados e a contrapartida estadual, e os valores que foram repassados à unidade. O próximo passo é oficializar um relatório com diagnóstico completo e detalhado para a Controladoria, após novas apurações.

Diante do exposto, a CGU se prontificou a estudar uma ação de controle e trabalho para auxiliar a Secretaria a cumprir com as devidas obrigações legais, no que se refere ao pagamento das dívidas deixadas pela gestão passada.

Após diálogo com o secretário da Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino, a direção do Hospital São Cottolengo retomou os atendimentos da unidade que haviam sido paralisados por atrasos nos repasses de nove meses de 2018. Ismael se comprometeu a, tão logo os recursos federais chegassem, repassar o valor referente a janeiro (cerca de R$ 2 milhões), a fim de garantir a continuidade dos atendimentos. O pagamento foi efetuado no dia 6 de fevereiro.