Região do Eldorado Parque ganha batalhão da PM

Publicado: 06/12/18 07:37

O secretário de Segurança Pública do Estado, Irapuan Costa Júnior, e o comandante-geral da Polícia Militar do Estado de Goiás (PM-GO), coronel Sílvio Vasconcelos Nunes inauguram no próximo dia 11, às 8h30, a sede do 42º Batalhão da PM, que será formado pela junção de duas companhias militares já existentes na cidade e que atendiam a região Oeste de Goiânia. A solenidade contará também com a cerimônia de posse do major Wesley Elias Reis Pires, como comandante do novo batalhão. 

Construído graças a uma parceria público privada (PPP) entre a PM e o grupo empreendedor responsável pelo Complexo Residencial Eldorado Parque, o quartel servirá como uma base operacional para o serviço de segurança ostensiva realizado em 213 bairros de Goiânia. Com investimentos da ordem de mais de R$ 500 mil, a obra foi realizada num terreno de 1.199 m² e terá uma área construída de 294,2 m². O novo quartel contará com 18 ambientes, o que inclui salas de comando, subcomando, administração, alojamento, sala de instrução, copa, central de processamento de dados (CPD), almoxarifado, vestiários, banheiros e recepção. O novo batalhão da PM está situado na Rua das Magnólias com Rua do Esmalte, Quadra Área, Lote Área, Setor Parque Oeste Industrial (Eldorado Parque). 

Os trabalhos da nova unidade da Polícia Militar começam logo após a inauguração. No novo prédio serão desenvolvidas atividades administrativas, estratégicas e táticas do comando. A estrutura não será uma delegacia, ou seja, não haverá celas para qualquer tipo de carceragem. Todas as ocorrências que resultarem em prisões serão encaminhadas para postos da Polícia Civil (PC). 

“Esta é uma obra feita de acordo com todas as especificações técnicas solicitadas pela Polícia Militar e substitui a estrutura antiga, que além de pequena, estava em condições precárias”, afirma Moacyr Moreira, diretor da Construtora CMO, que ao lado das empresas Dinâmica Engenharia, Engel Engenharia e Tropical Urbanismo compõe o consórcio empreendedor responsável pelo complexo residencial Eldorado Parque. 

O diretor informa que todos os projetos complementares usados para a edificação serão entregues ao Comando da Polícia Militar ao final da obra, de forma que a corporação poderá replicar o modelo para outros batalhões e companhias da PM. Moreira lembra que a segurança, apesar de ser um dever do Estado, também deve contar com o envolvimento de toda sociedade, entre eles, o empresariado. “Nós, que visamos a qualidade de vida de nossos clientes, nos sentimos compelidos a dar nossa contribuição”, diz o executivo da CMO. 

Inicialmente, a construção seria destinada apenas para a transferência da 15ª Companhia Independente da Polícia Militar (15ª CIPM), mas, os planos foram alterados e será feita a junção com a 29ª CIPM, que também presta segurança para a região Oeste. De acordo com a assessoria de imprensa da PM, a decisão de unir as duas companhias foi tomada porque a estrutura tem plenas condições de abrigar um batalhão, e com isso a corporação tem melhores condições de promover a segurança na localidade. 

Serviço:

Assunto: Inauguração do 42º Batalhão da Polícia Militar de Goiás

Data: 11/12

Hora: 8h30

Local: Rua das Magnólias com Rua do Esmalte, Quadra Área, Lote Área, Setor Parque Oeste Industrial (Eldorado Parque), Goiânia, Goiás