Governador recebe embaixador do Irã na busca de melhorar a relação comercial com Goiás

Publicado: 17/05/18 08:01

Governador José Eliton ao lado do embaixador do Irã no Brasil, Seyed Ali Saghaeyan, e do diplomata Mohsen Shahbazi, em encontro ocorrido nesta quarta-feira, dia 16 de maio, em Goiânia.Com o objetivo de conhecer um pouco mais sobre o Estado de Goiás, o embaixador do Irã no Brasil, Seyed Ali Saghaeyan, e o diplomata Mohsen Shahbazi se encontraram nesta quarta-feira, dia 16, com o governador José Eliton, a quem apresentaram suas credenciais e falaram sobre a perspectiva de aprofundamento das relações comerciais e culturais entre Goiás e aquele país, representante da cultura persa.

O governador agradeceu a visita, fez um balanço sobre a economia do Estado e mostrou disposição de aproximar ainda mais o Estado de Goiás do Irã, especialmente na implementação das relações comerciais. José Eliton disse que Goiás está disposto a sedimentar essa afinidade, que é muito importante para aprimorar ainda mais o relacionamento entre os povos.

A visita é amistosa e de prospecção de ampliação de negócios com o Estado. Pela manhã, eles foram recepcionados pelo Superintendente Executivo de Comércio Exterior da Secretaria de Estado de Desenvolvimento (SED), William O’Dwyer, e visitaram Anápolis, onde conheceram o Porto Seco e o Distrito Agroindustrial (Daia). O governador os recebeu acompanhado pelo secretário Estadual de Desenvolvimento, Leandro Ribeiro. Logo após, o superintendente Bill O’Dwyer acompanhou o embaixador para reunião na Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg).

Para o secretário, Leandro Ribeiro, titular da SED, as visitas são importantes e fazem parte das ações estratégicas de atração de investimentos e estabelecimento de relações comerciais para Goiás. “A cada visita que recebemos ou nas missões que empreendemos a outros países temos a oportunidade de trocar informações sobre as potencialidades econômicas e possibilidades de interações comerciais, culturais, e de inovação tecnológica”, ressaltou.

A economia do Irã é impulsionada pela produção e exportação de petróleo. Goiás exporta para o Irã principalmente Complexo de Soja, Carnes Bovinas, Complexo de Milho, Gelatinas e derivados e Carnes de Aves, não tendo relação de importação de produtos deste país.

 Gabinete de Imprensa do Governador de Goiás e Comunicação Setorial da SED