Muito esporte e lazer no Viva a Praça Cívica neste domingo

Publicado: 31/05/19 17:16

Intenção é valorizar os bens públicos

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (Seel), realiza neste domingo, dia 2, a 3ª edição do ‘Viva a Praça Cívica’. O evento, assim como os anteriores, visa proporcionar diversas atividades para que a população goiana possa desfrutar da região central de Goiânia, com as famílias.

A abertura será às 8h30 com hasteamento das bandeiras e hino nacional do Brasil e posteriormente o de Goiás. Em seguida, a população poderá participar de uma série de atividades.A iniciativa de aproveitar melhor o espaço partiu do governador Ronaldo Caiado, que o considera um dos mais importantes patrimônios do Estado. A intenção é valorizar cada vez mais os bens públicos.

“Nós tivemos o cuidado e a preocupação em fazer um evento que realmente fosse para todos. Então, quem for à Praça Cívica de fato vai encontrar uma programação para todas as idades, inclusive para os que possuem deficiência”, anunciou o secretário de Estado de Esporte e Lazer, Rafael Rahif.

Diversão para todos

Para as crianças, haverá dois espaços: o Lazer e o Jogos Retrô. No primeiro, os pequenos poderão aproveitar o futebol de sabão, o pebolim e o tênis de mesa. No segundo, a equipe da Seel irá realizar muitos jogos e brincadeiras tradicionais. Além disso, eles, juntamente com os adultos, poderão aproveitar o Espaço Gastronômico, dedicado a dar dicas de alimentação saudável.

Para aqueles que adoram uma aventura, o espaço radical, com oficinas de skate, é uma excelente pedida. Aulas de ginástica artística e acrobática também farão parte da programação, no Espaço Ação, que tem foco no público adulto. No Espaço Saúde, profissionais estarão à disposição para aferir a pressão e medir a glicose.

A organização do evento preparou ainda o Espaço Longevidade para a melhor idade. Nele, os idosos vão poder praticar yoga e treino funcional. E claro, as pessoas com deficiência não poderiam deixar de ter um ambiente dedicado a elas, onde serão dadas aulas de badminton. E para animar ainda mais a manhã de domingo, os mascotes dos times goianos vão estar presentes para tirar fotos e participar das atrações.

Viva a Praça Cívica

Esta é a terceira edição do ‘Viva a Praça Cívica’. A primeira foi no dia 7 de março, após uma reunião do governador e da primeira-dama Gracinha Caiado com a superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) de Goiás, Salma Saddi, e representantes da Prefeitura de Goiânia, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em 25 de março. Na ocasião, eles discutiram o projeto e foi proposto que houvesse uma união de forças para recuperar a Praça Cívica. “Vamos recuperar todo o patrimônio, independente de quem o tenha feito. Vamos dar mais vida a esse espaço que é de todos”, destacou Caiado.

Alguns dias depois, em 27 de abril, o governo estadual, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), realizou mais uma edição. As famílias goianas puderam assistir a apresentações de danças indígenas, grupos de Ciranda Jazz e desfile de super-heróis e também participar de oficinas de xadrez, dama, jogos de raciocínio lógico, robótica, slime, jogos teatrais, contação de histórias, desenho e pintura, fotografia e bonecas de pano.

Comunicação Secretaria de Esporte e Lazer (Seel)