Goiás e Chile promovem 2º Consulado a Distância nesta quinta-feira

Publicado: 12/06/19 15:46

Serviços aos chilenos que moram no Estado

A Assessoria de Assuntos Internacionais do Governo de Goiás, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores do Chile, realiza nesta quinta-feira, dia 13, das 8 às 18 horas, no Auditório Mauro Borges, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia, a segunda edição do Consulado a Distância.

Serão oferecidos, entre outros procedimentos, registro de nascimento, certidões de casamento e óbito, pedido de passaporte e / ou carteira de identidade, registro consular, mudança de domicílio eleitoral e obtenção de "Chave Única".

O objetivo da iniciativa é acolher os cidadãos chilenos que residem em Goiás para que possam fazer uso dos serviços consulares de maneira mais facilitada sem se deslocarem à Brasília. O assessor especial Giordano Sárvio Cavalcante de Souza afirma que serão atendidas todas as demandas, mas orienta aos interessados que façam cadastro prévio junto ao Consulado Geral, em Brasília.

Antes do início dos atendimentos, a Casa Militar do Governo do Estado prestará homenagem aos chilenos de Goiás, realizando uma cerimônia de hasteamento de bandeiras e execuções dos hinos nacionais e do hino do Estado de Goiás, pela Banda da Polícia Militar.

O Governo do Estado dá total apoio a esse tipo de iniciativa e abre a oportunidade para que cidadãos de outras nacionalidades possam receber atendimento oficial de seus serviços nacionais. Segundo o cônsul-geral do Chile em Brasília, Javier Matta, são 400 chilenos com Registro Nacional de Estrangeiro, residindo em Goiás.

Do ponto de vista legal, seus filhos e netos, já cidadãos brasileiros, não entram nessa estatística oficial. No entanto, para o Chile, são todos chilenos, o que ampliaria esse número diante das famílias aqui constituídas, esclarece o cônsul.

Serviço:
Evento: 2º Consulado a Distância
Data: Quinta-feira (13/6)
Local: Auditório Mauro Borges, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira (R. 82, 400 - St. Central, Goiânia – GO)
Horário: 8 às 18 horas
Entrada: Franca