Símbolos Estaduais

Brasão

Goiás é considerado o coração do Brasil, não à toa o brasão de armas possui justamente essa simbologia. A paisagem superior do escudo representa o território que hoje é a capital federal, Brasília. O rebanho exemplifica a principal atividade econômica do Estado. Também aparecem na imagem ramos de café e de fumo, hastes de arroz e de cana, outras importantes produções de Goiás. 

O campo amarelo, com losango vermelho, à direita, representa a riqueza mineral. No canto azul, do lado esquerdo, temos o cometa Biela, que simboliza o Rio Araguaia, no ponto de seu curso que, dividido em dois braços, formam a Ilha do Bananal. 

Os anéis de cor amarela, que circundam o coração em sentido vertical e os demais da mesma cor, no sentido horizontal, representam as principais bacias do estado, Tocantins-Araguaia, e os doze principais rios do estado que correm para o sul. 

Por fim, o prato onde partem as labaredas, na parte inferior do escudo, remetem a descoberta de Goiás, quando Bartolomeu Bueno ateou fogo em aguardente impedindo, segundo a lenda, a “sanha guerreira” do gentio Goiá. 

Fonte:

 

Bandeira

Símbolo oficial do Estado de Goiás, a bandeira foi instituída pela Lei nº 650 de 30 de julho de 1919, e criada pelo goiano Joaquim Bonifácio de Siqueira. É composta por oito listras horizontais, alternadas nas cores verde e amarelo. O verde representa as matas e o amarelo as riquezas minerais. No canto superior esquerdo, temos a representação do Cruzeiro do Sul, através do retângulo azul com cinco estrelas brancas. A constelação foi homenageada por ter inspirado dois dos nomes antigos do Brasil, Ilha de Vera Cruz e Terra de Santa Cruz. 

Fonte:

 

Hino de Goiás

Santuário da Serra Dourada

Natureza dormindo no cio

Anhanguera, malícia e magia

Bota fogo nas águas do rio

Vermelho, de ouro assustado

Foge o índio na sua canoa

Anhanguera bateia o tempo

Levanta, arraial Vila Boa!

Terra Querida

Fruto da vida

Recanto da Paz

Cantemos aos céus

Regência de Deus

Louvor, louvor a Goiás!

A cortina se abre nos olhos

Outro tempo agora nos traz

É Goiânia, sonho e esperança

É Brasília pulsando em Goiás!

O cerrado, os campos e as matas

A indústria, gado, cereais

Nossos jovens tecendo o futuro

Poesia maior de Goiás!

Terra Querida

Fruto da vida

Recanto da Paz

Cantemos aos céus

Regência de Deus

Louvor, louvor a Goiás!

A colheita nas mãos operárias

Benze a terra, minérios e mais

O Araguaia dentro dos olhos

Eu me perco de amor por Goiás!

Terra Querida

Fruto da vida

Recanto da Paz

Cantemos aos céus

Regência de Deus

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo