Portal Goiás Digital ultrapassa 150 mil acessos em dois meses

Mais de 50 serviços estaduais oferecidos ao cidadão por meio da internet

Menos burocrático e mais acessível. A definição sobre a plataforma Goiás Digital é da empresária Nayara Ribeiro, que está entre as quase 154 mil pessoas que acessaram algum dos mais de 50 serviços estaduais oferecidos ao cidadão por meio da internet.

“Em virtude da pandemia, o governo acertou em cheio, disponibilizando vários serviços em um lugar só”, avaliou Nayara, que soube da plataforma por meio das redes sociais e ficou satisfeita com a praticidade em obter a segunda via da fatura de água.

Desenvolvida em conjunto pela Secretaria de Desenvolvimento e Inovação (Sedi) e Secretaria de Administração (Sead), o Goiás Digital foi lançado há dois meses e é resultado do compromisso do governo estadual, já assumido antes da pandemia, de modernizar os atendimentos. Esta é uma das diretrizes encampadas pela gestão do governador Ronaldo Caiado, que tem atuado para transformar e democratizar o acesso do cidadão aos serviços públicos.

Nayara está entre os 153.660 visitantes únicos – quantidade de pessoas que visitaram o site, independentemente da quantidade de vezes que o fez. Do total de acessos, 68% foram realizados por celular, 32% pelo computador.

Não coincidentemente, em razão da pandemia, dentre os serviços que configuram entre os mais solicitados está o de Consulta de Liberação Provisória de Atividades. Digitando o CNPJ de seu negócio, o empresário pode verificar os protocolos para funcionamento de sua empresa e se a reabertura foi liberada. A Subsecretaria de Tecnologia da Informação da Sedi utilizou o cadastro das empresas no sistema da Juceg, cruzando as informações obtidas com as regras do decreto do governador Ronaldo Caiado.

Agendamento para atendimento presencial no Vapt Vupt, solicitação de Seguro Desemprego e Denúncia Procon também figuram entre os serviços com maior demanda desde o lançamento da plataforma. Mas há uma série de outros recursos à disposição da população, como solicitação de 2ª Via da CNH, agendamento de consultas médicas no Ipasgo, parcelamento de IPVA, consulta de débitos da Saneago, entre outros atendimentos oferecidos por órgãos estaduais.

Nayara conta que também gostou de informações de utilidade pública que são disponibilizadas no portal. “Sou doadora de sangue e descobri o indicador de quantas bolsas estão disponíveis no Hemocentro”, comentou.

Disponível no endereço www.go.gov.br, o Goiás Digital oferece mais de 50 serviços de órgãos estaduais, por meio de qualquer dispositivo, seja computador, celular ou tablet. Com um único usuário e senha, o cidadão consegue usufruir de todos os serviços integrados com a plataforma.

No portal também estarão disponibilizados informações e o passo a passo para a realização dos serviços públicos que ainda não são possíveis de serem realizados remotamente, tais como documentação necessária, onde, como solicitar, valor de taxas (quando preciso), entre outras.

O Goiás Digital ainda permite o acesso ao portal do governo federal, graças a adesão do Governo de Goiás à Rede Gov.br, que disponibiliza serviços da União digitalmente. O sistema oferece um nível de segurança compatível com o grau de exigência, natureza e criticidade dos dados e das informações pertinentes ao serviço público solicitado.

Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

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