Detran realiza videoconferência para gerenciamento dos serviços de vistorias

A reunião técnica é para elucidar a metodologia aplicada durante todo o processo para a realização dos serviços de vistorias veiculares. O procedimento é pré-requisito obrigatório para alguns serviços do Detran principalmente a transferência de propriedade de veículo e de município

O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) realiza uma reunião por videoconferência com empresas tecnológicas interessadas em atuar com sistemas informatizados para emprego de tecnologia de segurança para emissão de laudos de vistorias junto às empresas credenciadas na realização dos serviços de vistoria veicular em Goiás, nesta quinta-feira (22/07), às 10 horas, pelo link

A reunião será mediada pela Gerência de Veículos do Detran-GO, com apresentação do manual técnico (clique aqui) para integração sistêmica pela Gerência de Tecnologia da Informação e participação de todos os agentes envolvidos durante o processo de transição e credenciamento das empresas de vistorias. 

O Detran-GO abriu credenciamento no início do mês por meio da Portaria 667/2021 para pessoas jurídicas interessadas em prestar o serviço de vistoria veicular no Estado. Desde 2015, uma só empresa tem a concessão do serviço.  A expectativa é que a ampla concorrência aumente o número de postos de atendimento e contribua com a queda do preço do serviço, que hoje é de R$ 108.

A vistoria é pré-requisito obrigatório para alguns serviços do Detran-GO, especialmente a transferência de propriedade de veículo e transferência de município. Para serviços como alteração de característica, remarcação de motor ou chassi, alteração de média monta e baixa de veículo a vistoria ainda é feita pelo Detran-GO. Por mês, estima-se que sejam realizadas 57 mil vistorias. Atualmente, menos de um terço dos municípios goianos conta com loja física da única permissionária. 

Credenciamento e critérios

O credenciamento de empresas interessadas está aberto por tempo indeterminado. Para a realização do credenciamento é necessária a apresentação dos documentos constantes no check list e atendimento dos requisitos portaria 667/2021. Dentro da regularidade fiscal, trabalhista e econômico-financeira é solicitado também que as empresas que realizam vistorias veiculares contem com apólice de seguro de responsabilidade civil e possuam amparo de uma seguradora caso cause algum dano a seus clientes.

Fonte: Detran-GO

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.