"Superar a pandemia é o grande desafio atual do mundo"

Em entrevista nesta quinta-feira (25), o secretário do Governo, Ernesto Roller, enfatiza a agilidade do Executivo estadual para a aquisição de novas vacinas. O envio do projeto da Governadoria à Alego ocorreu logo após o STF autorizar a compra e distribuição de vacinas por estados e municípios. Sobre a possibilidade da Iquego se tornar um laboratório de vacinas, o secretário explicou que essa situação seria um grande desejo do Governo, mas que, no momento, isso seria inviável. “

Em entrevista à rádio Bandeirantes, na manhã desta quinta-feira (25), o secretário do Governo, Ernesto Roller, pontuou algumas das ações realizadas pelo Executivo estadual para conter o avanço da pandemia em Goiás e também falou sobre articulação política. Na noite desta quarta-feira (24), mais de 80 mil doses da vacina chegaram a Goiás, sendo 53,5 mil doses da AstraZeneca e 28,8 mil da CoronaVac.

Roller enfatizou que o Governo agiu rápido ao encaminhar à Assembleia Legislativa de Goiás um projeto autorizativo para destinar R$ 60 milhões à compra de cerca de 1 milhão de doses da vacina contra Covid-19.

O envio do projeto da Governadoria à Alego ocorreu logo após o Supremo Tribunal Federal (STF) autorizar a compra e distribuição de vacinas por estados e municípios. Aprovada em primeira votação, nesta quarta-feira (24), a matéria segue para ser votada na Alego em sessão ordinária desta quinta (25).

Durante a entrevista, Roller destacou que as prioridades do governador Ronaldo Caiado, no momento, é promover ações que viabilizem o enfrentamento da pandemia. “Superar a pandemia é o grande desafio atual do mundo. Nós estamos falando do bem maior que é a vida. O governador Ronaldo Caiado tem trabalhado nesse sentido. Na terça-feira, o STF autorizou a compra; na quarta, o projeto já estava na Assembleia para ser votado”.

Questionado sobre a priorização das matérias do Governo para 2021, Roller enfatizou que o foco do governador Ronaldo Caiado é enfrentar a segunda onda da Covid-19.“Esse é um momento bastante excepcional. Nós temos necessidades urgentes que nos aparecem do dia para noite [...] o foco é o enfrentamento da pandemia”, afirmou.

Outro ponto destacado durante a entrevista foi a situação da base do Governo na Assembleia. O secretário explicou que, atualmente, a base conta com 23 deputados, mas sempre com diálogo aberto para receber outros parlamentares e fortalecer ainda mais as ações do Executivo estadual. “O diálogo é a melhor solução para os problemas e o melhor instrumento político. O Governo tem mantido esse diálogo”, afirmou.“

Sobre a possibilidade da Iquego (Indústria Química do Estado de Goiás) se tornar um laboratório de vacinas, o secretário explicou que essa situação seria um grande desejo do Governo, mas que, no momento, isso seria inviável. “Seria um desejo de todos nós, mas devemos reconhecer que não temos os mesmos recursos do Butantan. A Iquego foi sucateada. O governo trabalha para recuperá-la e fazer a sua reestruturação. Nós temos o mundo ideal e o mundo possível, esse seria o mundo ideal”, destacou.

Foto: Adalberto Ruchelle

Comunicação Setorial da Secretaria de Estado do Governo (Segov)

 

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.