Escola de Saúde lança Curso de Avaliação de Tecnologias

Em formato EaD, capacitação oferecida pela unidade do Governo de Goiás/SES pode ser feita por profissionais do SUS e da comunidade em geral. Com carga horária de 20 horas, o curso aborda conceitos básicos, objetivos, perspectivas, escopo e as etapas desse método de avaliação. A estratégia de gestão é utilizada para aperfeiçoar o investimento de recursos financeiros no SUS

A tomada de decisões baseada na Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) tem sido cada vez mais utilizada pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás. Pensando nisso, a SES-GO, por meio da Superintendência da Escola de Saúde de Goiás, lança o curso “Competências básicas de ATS para gestores e técnicos do SUS”.

Em formato EaD, a capacitação está disponível na plataforma de ensino https://educa.saude.go.gov.br e pode ser feita a qualquer momento por profissionais do SUS e pesquisadores da comunidade em geral. Com carga horária de 20 horas, o curso aborda conceitos básicos, objetivos, perspectivas, escopo e as etapas desse método de avaliação.

A ATS é um processo de investigação das consequências clínicas, econômicas e sociais da utilização das tecnologias em saúde. A estratégia de gestão é utilizada para aperfeiçoar o investimento de recursos financeiros no SUS. 

A ferramenta permite ao gestor federal, estadual ou municipal tomar decisões de uso de tecnologias em saúde (medicamentos, exames, próteses e órteses, materiais, dietas, entre outras tecnologias diagnósticas e terapêuticas), escolhendo sempre usar as tecnologias mais eficazes, seguras e mais baratas (com melhor relação entre custo e efetividade).

As análises de ATS indicam o grau de eficácia, segurança e custo-efetividade, comparando novas tecnologias candidatas a serem usadas no SUS com tecnologias mais antigas e bem estabelecidas no rol já utilizado. Com essa informação comparativa, que é informação de evidências científicas confiáveis, o gestor tem maior segurança para decidir se o SUS pode usar uma nova tecnologia e fazer o investimento de compra.

O curso será mais um instrumento utilizado pela SES-GO para agregar mais conhecimento sobre essa estratégia aos gestores e técnicos do SUS, bem como treinar habilidades que permitem interpretar as informações disponíveis em estudos de ATS, aprendendo, inclusive, a tomar decisão de incorporação e desincorporação de tecnologias no contexto da gestão do SUS.

Fonte: SES-GO

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.