Vapt Vupts recebem mais de R$ 460 mil em reformas

Iniciativa no interior do Estado integra série de ações de otimização dos serviços prestados aos cidadãos. Só em 2021, um total de 20 agências deve passar por reparos estruturais

O Governo de Goiás iniciou mais uma etapa no processo de aperfeiçoamento dos atendimentos aos cidadãos com o início de reformas de mais cinco unidades do Vapt Vupt, localizadas em Anápolis (Anashopping), Formosa, Morrinhos, Itauçu e Santo Antônio do Descoberto.  Além dessas, no fim de abril, a agência de Goianira foi entregue pelo governador Ronaldo Caiado totalmente revitalizada. O investimento da Secretaria da Administração (Sead) é de R$ 464 mil e visa oferecer mais conforto e segurança aos usuários do programa.

As mudanças de localidade das agências do Garavelo, em Aparecida de Goiânia, de Mozarlândia e de Palmeiras de Goiás também indicam o constante esforço do Governo de Goiás para disponibilizar aos usuários ambientes mais adequados para a realização dos atendimentos. Na unidade localizada na região metropolitana, por exemplo, além de ter melhor estrutura física para os cidadãos, o novo endereço gerou economia aos cofres públicos superior a R$ 400 mil por ano com redução de despesas.

O secretário da Administração, Bruno D’Abadia, reitera que o processo de transformação dos serviços públicos compreende várias frentes de atuação, o que só é possível em decorrência da gestão responsável da Sead. “Com o controle de gastos e redução de despesas, temos viabilizado investimentos em áreas que estavam abandonadas. Estamos revolucionando os serviços, processo que inclui modernização dos canais, capacitação dos servidores e mais conforto na estrutura das unidades de atendimento. O olhar sensível da administração está voltado para os principais atores do programa: cidadão e servidor”, pontua o titular da Sead.

Além das intervenções físicas nas agências do Vapt Vupt, o recente lançamento do Expresso, programa de oferta digital de serviços públicos, também é citado pelo secretário como avanço nas entregas que o Estado faz aos cidadãos. “O foco é conferir mais rapidez, modernidade e menos burocracia nos atendimentos. Economia de tempo e de recursos, o que eleva a qualidade de vida dos goianos e torna o Estado mais próspero para as futuras gerações”, pontua Bruno D’Abadia ao falar da nova ferramenta, que tem aproximadamente 70 serviços virtuais já disponíveis.

Os cidadãos goianos podem, agora, escolher entre o atendimento pela nova plataforma, no site do Expresso ou por aplicativo de celular, e a prestação de serviços presencial, em agências cada vez mais adequadas para bem recebê-los. Os reparos nas unidades do Vapt Vupt duram aproximadamente dois meses e os atendimentos e entrega de documentos são transferidos para outros órgãos públicos localizados no município, evitando a interrupção total dos serviços durante o procedimento de reforma. Até o fim de 2021, outras 15 agências devem passar por obras.

Qualificação

A qualificação continuada dos servidores que atendem os usuários do Vapt Vupt também compõe a dinâmica de melhoria dos serviços. Em março, durante a paralisação das atividades presenciais por causa da pandemia de covid-19, mais de mil servidores realizaram cursos de capacitação que totalizaram mais de 50 horas de aprendizado. As aulas incluíam conteúdos de excelência do atendimento e ética no serviço público.

Secretaria da Administração

 

 

 

 

 

 
 
 

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